"Monocrômica, anacrônica, atraente, arcaica Antonina, não amo-te ao meio, amo-te à maneira inteira."
Edson Negromonte.



sábado, 29 de setembro de 2012

O FATOR CANDUCA

A disputa para a prefeitura de Antonina ficou muito mais interessante com a entrada de Canduca. Não sei até que ponto seu apoio a João Domero será determinante, porque não conheço o quanto anda a sua rejeição. Se tudo der certo, a candidatura de João decola e suas chances serão boas, principalmente porque a máquina ficará ao seu dispor. Mas essa situação vai mais além, pois a eleição tomará ares de plebiscito, não só sobre a avaliação da administração de Canduca, mas pelos motivos que o levaram a não se candidatar à reeleição.
O apoio a João Domero nos prova o quanto Canduca gostaria de estar na briga. De maneira indireta, ele está e posso afirmar que se João ganhar Canduca também ganha.
As chances de João aumentaram porque ele deixou de ser uma espécie de Dom Quixote que lutava contra os moinhos de ventos, representados pelas grandes coligações.
O que agrega à candidatura de João é justamente a sua virtude de não se desviar dos seus princípios para chegar à prefeitura. Não fez pactos nefastos, não fez alegorias para pegar o diabo pelo rabo e nem fez da sua trajetória política um meio de conseguir o poder a qualquer custo.
De uma maneira geral, o golpe de mestre - ou sorte - de João foi preencher uma lacuna que na certa o levaria à derrota: a sua fraca coligação e seu frágil projeto de governo. Ao aliar-se a Canduca essa lacuna se preenche e a instalação da Techint, o aparelhamento do hospital e as outras obras que estão em andamento constituíram seu programa de governo.
Sua aliança fará com que boa parte da equipe atual de Canduca permaneça e ainda o ajude nas diretrizes que foram alinhavadas até o momento. Resta saber se os contrates da administração Canduca e a sua pouca virtude política serão decisivas.
Mas essa minha constatação vai mais além, porque João não fará mais parte do “novo”, ficando este estigma ao candidato Jefe Fonseca. Embora tudo isso seja obra dos meus delírios e arrancos, não posso furtar-me de reiterar que o que faltava a João, Canduca preencheu e isso poderá levá-los a vitória, desde que o povo aceite e dê seu referendo no “plebiscito” de 07 de Outubro.

10 comentários:

Anônimo disse...

SE FORMOS SEGUIR O SEU RACIOCINIO CONTINUAREMOS A TER RUAS SUJAS, OBRAS INACABADAS, DEFICIENCIA NA COLETA DE LIXO E DESTINO DO MESMO, ETC,

Masca disse...

Sulingua.
Para com isso de dizer "Sua aliança fará com que boa parte da equipe atual de Canduca permaneça...". Zilique o apoio do "eleitor" Canduca é muito bem recebido com certeza mas é só isso!
João, em seus discursos, enfatiza sempre que não tem "rabo preso" com ninguém.
O Zé, o Paulo e não o Luiz, primo do seu primo, foi quem herdou e levou a exonerada equipe do Canduca prá junto de seu apoio, este não mudou, tentou passar a imagem de mudança, veja no que deu, a sua equipe é a mesma que vem administrando nos últimos 8 anos.
A apimentada entrada do "eleitor" Canduca nessa campanha fará com que possa se matar 2 coelhos com uma cajadada só, livrar-se dessa equipe inoperante que esteve nos 2 últimos governos municipais e, aposentar politicamente, de vez, a D. Munira que quando esteve à frente da adminitração municipal mostrou um estilo de governar que hoje já se faz ultrapassado, não "cola" mais.
Luiz Henrique, meu amigo a quem expresso minha admiração e respeito, eu sou um dos apoiadores desde o começo, no início ninguém queria saber de João Domero, desprezaram-no, rindo de seu projeto de ser Prefeito. O desprezo veio por grande parte de seus, hoje, adversários de campanha. Posso falar porque estive junto em algumas reuniões com esse pessoal. A chapa pura veio por consequência... antes só do que mau acompanhado!
João ainda traduz a pureza de fazer o bem prá coletividade, crescemos juntos, conheço seu caráter, tem boa conduta, sempre defendeu a nossa Antonina. João pode não ter o programa de governo que soa bem aos nossos ouvidos, mas tem a gana de fazer, de realizar.
João, em sendo Prefeito, não sabe como vai receber a casa.
Procure saber o que João já fez na APAE de Antonina, fale com as mães dos seus alunos. Eu mesmo colaboro já a algum tempo com meu trabalho na APAE, com o que sei fazer, é claro!
São Paulo, Curitiba, Antonina, em muitos lugares, o eleitor quer mudança, a vontade é soberana.
Vamos deixar o João nessa caminhada assim, eu não quero que mude.
Um abraço, meu companheiro escoteiro, sempre alerta!
Mauricio Scarante.

Fortunato disse...

LhrF, não sei o por quê de tanta preocupação com o Canduca descer do muro e apoiar um candidado no caso o João - político para o bem ou mal têm que assumir um posicionamento -, ele não era o gestor com a maior rejeição em Antonina pelo "Databó" - instituto de pesquisa subjetivo.

A capacidade de transferência de votos é um assunto deveras controverso na literatura especializada, até por conta da dificuldade de mensuração.

Um candidato que vence uma eleição apoiado por uma grande liderança, venceu por causa do apoio dessa liderança? Venceu por causa do seu próprio desempenho? Venceu por causa de outros fatores determinantes? Ou venceu por causa de todas essas razões? Como mensurar a influência de cada qual?

Essas observações vêm a propósito das frequentes referências que têm sido feitas sobre quem detém mais poder de influenciar votos na eleição de Antonina, no contexto do embate PMDB/PSD/PT x PSDB: Canduca ou Munira Peluso?

Parodiando famoso dictum: “influência sobre o eleitorado é como mineração, só se sabe depois da apuração”!

Mas, voltando a vaca fria. Ninguém critica o papel de um maestro, nem de um treinador de futebol, por exemplo, pois é consenso que, apesar dos talentos individuais, é necessário alguém que unifique e estabeleça um caminho único, respeitando os atributos já existentes, se me permitem fazer essa comparação. Ou ainda, se preferirem: ninguém enfrenta um júri, sem a orientação de um advogado, ninguém submete-se a uma cirurgia sem a orientação de um médico, assim como ninguém enfrenta outro exército sem as estratégias de um general, para utilizar uma analogia bélica, e o João por bem, achou em Canduca essa orientação.

Anônimo disse...

Nesta última semana, precisava um esforço concentrado do Domero, colocando mais cavaletes de propaganda na thiago peixoto.

Anônimo disse...

Os antoninenses se comportam como as mulheres que 'apanham' e não aprendem: estão sempre em busca de.... 'um grande amor'....
Quando a Munira saiu, o 'grande amor foi o K....'
Decepção sobre as ondas, o novo grande amor foi o 'C....'
Passados quatro anos de muitos desgostos e poucas alegrias , lá vem outro grande amor..., o 'D....'
Se o 'home' ganhar, vai ter que provar competência, que administrar um município e coisa completamente diferente de administrar uma APAE....

Anônimo disse...

esse 'apoio' do canduca, na verdade, favorece a ele mesmo, pois tinha que 'fazer alguma coisa', tinha que reagir nessa 'briga de cachorro' pelo 'osso' que, por 'direito de assento' lhe pertencia, e lhe foi 'surripiado' pelo 'motim', que começou a partir da presidencia da cv.... mas... uma coisa é certa:- o canduca vai ter o prazer de, flutuando no bote que lhe sobrou, ver os 'tripulantes amotinados da bounty' se ferrarem.... pois, mesmo que o dom... não ganhe. o 'mais da mesma coisa' ~também não leva.....

Anônimo disse...

Techint??? Por enquanto foi só esfurice de político. Vamos aguardar. Não adiante contar com o ovo que ainda não saiu do c.... da galinha......
Não há dúvida de que há bons indícios. Por exemplo, a ALL reformou todo o ramal. Não teria feito isso, se não houvesse a iminência de cargas a serem transportadas. (sem contar, é claro, QUE OS CAMINHOES PODIAM SAIR DA CIDADE SE O ADUBO FOSSE TOTALMENTE POSTO NO LOMBO DE VAGOES DE TREM.

Bóson de Higgs disse...

Blogueiro de Ivo tenho umas considerações a fazer;

a) O Picancinho é cético com o João D'homero e crédulo com a 'estória' que lhe contaram sobre a não ida do Canduca para a releição.

b) O João D'homero - filho de Lucy(o melhor dolé de maracujá do universo)não têm os vícios políticos é um casto em mandatos, mas têm experiência como administrador. Ponto.

c) Como João D'homero saiu só para essa campanha e, está tendo o apoio do Canduca, João não têm nenhum compromisso com qualquer P(partido político) a não ser o dele o PSC.

d) Então se eu 'Bóson' estivesse na situação e dentro do contexto dele, eu faria uma mudança de me compromissar com os eleitores de Antonina, fazendo o quê? Nominava para os eleitores antoninenses todo o meu secretariado e os meus diretores/chefes etc e tal.

e) Daí nos veríamos quem têm garrafa vazia(metáfora do voto) para vender nesta cidade.

Amigos do Jekiti disse...

Eitcha!

Anônimo disse...

O João já está mais político, ve crescimento. Não me parece competente, ingênuo. o Wilson, tem mais carisma, tem o Batel, saiu pra buscar experiência e recursos, pois a cidade que não lhe oferecia emprego devido as adm anteriores, mas o acolheu ao berço e ele cá está, dois "botecos" já renomados em pouco tempo. FEZ. Trabalha, movimenta a cidade, aumentou o turismo com simples comércio, embelezou com arte e decoração seus ambientes. Então, não poderia fazer algo assim por Antonina toda?
Falem que João é aberto a ouvir, e os conselheiros deveriam ser os nobres leitores que invés de críticas, defendam a cidade com compartilhamento de ações, ajudem. a quem vencer o pleito, porém, não o deixe levar o crédito. Pois a cidade não existe, existe Voces.

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento

O JEKITI NOS ANOS 60 - foto do amigo Eduardo Nascimento